segunda-feira, 23 de abril de 2012

Peggy Moffitt

Na terça-feira passada iniciei um curso de Jornalismo de Moda no Istituto Europeo di Design. Depois de duas aulas com a primeira professora do curso (teremos quatro), percebi de novo, o quanto eu desejo este mundo, mas não o desejo simplesmente, o desejo através das palavras. 
Hoje, estreio uma tag/seção no blog inspirada por esta maravilhosa professora que nos apresentou uma aula incrível de história da moda através de uma de suas modelos preferidas: Peggy Moffitt, grande ícone dos anos 80. A Cynthia é editora do Portal Taste e escreveu um post completíssimo e muito interessante sobre a "musa do monokini". Confiram aqui.

Sabem este cabelo ultra moderno? Faz parte do que eu estou apelidando de Sasson Season. O corte é marca registrada de Moffitt, junto com a ultra maquiagem, e foi feito pelo cabeleireiro Vidal Sasson. A maquiagem, por sua vez, era feita por ela sem ajuda de um maquiador, incrível, não? Estou louca para testar. Parece formar um novo desenho e contorno do olho, visualmente incrível. Era uma mistura entre o kabuki (maquiagem dos teatros japoneses) e a make sixties, com seus cílios pintados, mais conhecidos pela modelo Twiggy, outro grande nome da época. 


A matéria do Portal Taste foi feita, principalmente, por conta da mostra que acontece até 20 de maio no MOCA Pacific Design Center Los Angeles. "The Total Look: Creative Collaboration Between Rudi Gernreich, Peggy Moffit and William Claxton", exibe mais de 300 fotos e roupas que incluem a parceria entre os três nomes da arte. Willian "Bill" Claxton era fotógrafo e conhecia um austríaco estiloso que produzia uma moda diferente, começaram a trabalhar juntos e, quando Peggy e Bill engataram um relacionamento, a parceria dos três começou a dar incrivelmente certo. Fotos lindas, roupas modernas e um corpo e rosto estranhamente encantadores que contemplavam todo o trabalho. A foto que lhes concedeu a fama é a conhecida foto de Peggy vestida apenas com o tal do monokini, criação de Rudi. A foto está abaixo.


Peggy dividia a cena fashion com outros grandes nomes dos anos 60: a beleza imbatível de Jean Shrimpton e a moderninha Twiggy, talvez a mais conhecida das três. Peggy era diferente, não era o esteriótipo de beleza, mas possuía aquele algo a mais. Não era um graveto "twiggy", mas era longilínea e suficientemente magra. Um rosto diferente e uma aparência estética perfeita. Virei fã, admito.  

Em relação à moda da época, confesso que não era fã. Sim, claro, as minissaias, os vestidos mini. Mas os sapatos plastificados, os vestidos de cores mega fortes e estampas muito coloridas nunca me chamaram atenção. Até eu conhecer estas roupas que formam este Total Look, que é exatamente montar um look completo: vestido com meias iguais. Amo aquele vestido de camadas com estampa geométrica e meia combinando, é simplesmente incrível, e a atitude da Peggy completa. E este último vestido, é minha paixão: este estilo trapézio é o meu preferido, branco com transparências, o plástico marcando bem a época. Talvez eu não use todas essas informações juntas, as influências separadas for sure! Porém, estou louca para ir a uma festa, vou me vestir de anos 60 com certeza, ou melhor, de Peggy Moffitt.


Confira o vídeo que a Cynthia postou no Portal Taste e também nos mostrou na aula. A banda The Handcuffs transformou a modelo em música, "a model for a revolution"! Que define Peggy, define define define. Ela nunca emplacou uma capa da Vogue como as supermodelos Twiggy e a "The Shrimp", porém sua estética sempre foi moderna, inovadora, transgressora e já emplacou sim, outras capas. Ela talvez não fosse vendável na capa, mas constituía editorias belíssimos que nenhuma editora de moda conseguia fugir.

14 comentários:

  1. Eu gosto muito da moda anos 60,
    nem tudo claro, mais muita coisa,
    beijinhos

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou começando a gostar muito :)

      Excluir
  2. menina, adorei o post! Super deu pra conhecer melhor ela e nossa, as fotos!
    Mega inspiração hein?
    Adorei :)

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Essa maquiagem dela então, incrível!

      Excluir
  3. Muito história da moda. Adorei!

    Beijos

    www.brunaffair.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer ela e suas contribuições, parabéns pelo curso, adorei ver moda :D beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ah, ótimo quando fazemos o que gostamos :D
    Realmente, ela não é linda, mas tem aquele jeito exótico, que poucos tem...

    PS: Estou seguindo!
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga que post grandão!!!!Eu que acompanho vc desde o comecinho de seus blog sinto que vc está evoluindo!! Parabéns!Adorei esse curso que vc tá fazend, parece mto interessante!!!
    E pq vc decidiu sair do Rio em mocinha?? Nem chegamos a nos conhecer pessoalmente, uma pena!!!


    Mil bjos!
    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que demais seu curso!!! Já deu pra perceber que vc escreve muito bem! É o tipo de leitura que não enche, quanto mais lemos, mais nos sentimos a vontade pra continuar até o fim!
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Ai que otimo fico sempre muito feliz de passar por aqui, gosto muito! As vezes comento as vezes não da mais sempre estou aqui!

    Bom anjo preciso muito da sua ajuda espero que possa me ajuda, seguinte tenho amigos que tem um banda e eles estão participado de um concuro, preciso muito que você me ajude realiza esse sonho, que alem de meu e deles também é super simples, você tem que entra no site http://www.poprock.com.br/clubedaluta/ e curtit banda doubleface, apenas por favor?

    Muito obrigada
    Ah hoje post muito especial la no blog
    http://estilloetendencias.blogspot.com.br/2012/04/entrevista-com-escritora-fernanda-mello.html

    Um mega beeijo
    @maahmusic

    ResponderExcluir
  9. É um estilo que com certeza não estamos acostumados, mas até que eu gostei bastante!!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  10. amei o post
    seu blog é muito lindo
    sempre estarei por aqui
    bj
    http://thecamilamorena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uma verdadeira boneca não??? Adorei bjs

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia a Peggy nem o seu blog, gostei muito de conhecer os dois.
    As fotos são tão lindas e inspiradoras, por essas e por outras que amo história da moda.
    E é realmente bom ler um post com tanto conteúdo, não quero bancar a ranzinza mas não é todo dia que se vê um post tão bem elaborado, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir